Home
Efectuar definições no Epson Scan

Descrição geral dos modos do Epson Scan
Seleccionar as definições de gravação do ficheiro
Utilizar o Modo Automático
Alterar o modo de digitalização
Efectuar definições básicas
Seleccionar a resolução de digitalização
Pré-visualizar e ajustar a área de digitalização
Ajustar a cor e outras definições de imagem
Seleccionar o tamanho da digitalização
Terminar a digitalização

Descrição geral dos modos do Epson Scan

O Epson Scan permite controlar todos os aspectos da digitalização e inclui três modos.

  • O Modo Automático permite efectuar digitalizações rápida e facilmente, sem efectuar definições nem pré-visualizar a imagem. Este é o modo predefinido do Epson Scan.

    O Modo Automático é o ideal quando se pretende digitalizar imagens com um formato de 100% e não é necessário pré-visualizar as imagens antes de efectuar a digitalização. Pode restaurar as cores esbatidas ou remover o pó das películas ou diapositivos clicando no botão Personalizar.


Nota:

no Modo Automático, só pode digitalizar diapositivos ou tiras de película a cores de 35 mm. Para digitalizar outros tipos de película, utilize o Modo Casa ou Profissional.

  • O Modo Casa permite personalizar algumas definições de digitalização e ver os respectivos efeitos numa imagem pré-visualizada.

    O Modo Casa é o ideal quando pretende pré-visualizar as imagens de fotografias, películas ou diapositivos antes de efectuar a digitalização. Pode dimensionar a imagem à medida que a digitaliza, ajustar a área de digitalização e ajustar muitas definições de imagem, incluindo a restauração de cor, a remoção de pó e a correcção da contraluz.

  • O Modo Profissional permite controlar totalmente as definições de digitalização e ver os respectivos efeitos numa imagem pré-visualizada.

    O Modo Profissional é o ideal quando pretende pré-visualizar a imagem e efectuar muitas correcções detalhadas antes da digitalização. Pode tornar as imagens mais nítidas, corrigir a cor e melhorar as imagens utilizando um vasto leque de ferramentas, incluindo a restauração de cor, a remoção de pó e a correcção da contraluz.

Seleccionar as definições de gravação do ficheiro

Quando aparecer a janela Definições Gravar Ficheiro, tem de seleccionar o local, o nome e o formato do ficheiro da imagem digitalizada que pretende guardar.

Execute uma das operações que se seguem para abrir a janela de Definições Gravar Ficheiro.

  • Modo Automático
    Na janela de Espera, clique no botão Personalizar e, de seguida, no botão Definições Gravar Ficheiro. (Caso o Epson Scan tenha sido iniciado a partir de outro programa, tal como o Adobe Photoshop Elements, este botão não aparece.)

  • Modo Casa ou Modo Profissional
    Clique no botão Definições Gravar Ficheiro do lado direito do botão Digitalizar.

Na janela Definições Gravar Ficheiro, especifique a pasta do ficheiro onde pretende guardar a imagem digitalizada. Clique no botão Os meus documentos ou As minhas imagens (Windows) ou no botão Documentos ou Imagens (Mac OS X). Se pretender seleccionar outra pasta, clique em Personalizado e, de seguida clique em Buscar... (Windows) ou em Seleccionar (Mac OS X) e seleccione a pasta. Se pretender guardar a imagem no ambiente de trabalho, basta clicar em Personalizado.

Especifique o prefixo do nome do ficheiro com uma sequência de caracteres alfanuméricos. É automaticamente adicionado um número de 3 dígitos ao nome do ficheiro, mas pode alterar o número inicial, caso o pretenda fazer. Se estiver a digitalizar várias imagens em simultâneo, cada imagem terá um número de 3 dígitos diferente.


Nota:
  • no Windows, não é possível utilizar os seguintes caracteres no prefixo:
    \, /, :, ., *, ?, ", <, >, │

  • No Mac OS X, não é possível utilizar os dois pontos (:) no prefixo.

Seleccione um formato de ficheiro a partir da tabela apresentada em seguida. Consoante o formato, a tecla Opções pode estar disponível para efectuar definições pormenorizadas.

    Formato (extensão do ficheiro)

    Explicação

    BITMAP (*.BMP) (Windows)

    Formato de ficheiro de imagem padrão utilizado em Windows. A maioria dos programas do Windows, incluindo as aplicações de processamento de texto, consegue ler e processar imagens neste formato.

    JPEG (*.JPG)

    Formato de ficheiro comprimido que permite seleccionar o nível de compressão. O formato JPEG permite obter um nível de compressão relativamente elevado para os dados da imagem. No entanto, quanto maior for o nível de compressão, menor é a qualidade de imagem. Não é possível recuperar os dados de qualidade de imagem perdidos e a qualidade diminui sempre que gravar os dados. Recomenda-se que utilize o formato TIFF quando necessitar de efectuar alterações e retoques.

    Multi-TIFF (*.TIF)

    Formato TIFF através do qual várias páginas são guardadas no mesmo ficheiro. Pode também editar as imagens digitalizadas antes de as guardar. Para obter mais informações, consulte a Ajuda do Epson Scan. Para abrir os ficheiros Multi-TIFF, necessita de um programa que suporte este formato.

    PDF (*.PDF)

    Formato de documento que pode ser lido nos sistemas Windows e Macintosh (não depende de plataformas). Para utilizar documentos PDF, precisa do Adobe Reader ou do Acrobat. Os documentos de várias páginas podem ser guardados como um ficheiro PDF. Quando guarda imagens a cores ou com escala de cinzentos em formato PDF, pode seleccionar um nível de compressão. Pode também editar as imagens digitalizadas antes de estas serem guardadas. Para mais informações, consulte Digitalizar directamente para um ficheiro PDF .

    PICT (*.PCT) (Macintosh)

    Formato de ficheiro de imagem padrão utilizado em Macintosh. A maioria dos programas de Macintosh, incluindo as aplicações de processamento de texto, consegue ler e processar imagens neste formato.

    JPEG (*JPG) ou TIFF (*.TIF) com dados PRINT Image Matching II

    Formato de ficheiro que inclui dados PRINT Image Matching II para uma qualidade optimizada e um maior leque de cores. As impressoras compatíveis com PRINT Image Matching II podem imprimir utilizando estes dados para obter resultados brilhantes e fiéis à realidade. Os dados PRINT Image Matching não alteram a forma como a imagem aparece num ecrã. Disponível nos formatos JPEG ou TIFF.

    TIFF (*.TIF)

    Formato de ficheiro criado para a troca de dados entre vários programas, como, por exemplo, software gráfico e software de edição electrónica. Quando digitalizar imagens monocromáticas, pode especificar o tipo de compressão.

As opções existentes na parte inferior da janela são as que se seguem.

  • Substituir ficheiros com o mesmo nome
    Seleccione esta opção se pretender reutilizar o nome do ficheiro seleccionado e a localização, substituindo os ficheiros anteriores que tenham o mesmo nome.

  • Exibir esta caixa de diálogo antes da próxima sessão de digitalização
    Seleccione esta opção se pretender que a janela Definições Gravar Ficheiro apareça automaticamente antes de efectuar digitalizações (Só no Modo Casa ou Profissional). Se desactivar esta opção, tem de clicar no botão Definições Gravar Ficheiro para abrir a janela no Modo Casa ou Profissional.

  • Abrir pasta de imagem após digitalização
    Seleccione esta opção se pretender que o Epson File Manager, o explorador do Windows (Windows) ou o Finder (Macintosh) abram automaticamente a pasta onde a imagem digitalizada fica guardada quando o Epson Scan terminar o processo de digitalização.

Faça clique em OK.

Em Modo Automático, clique novamente em OK e, de seguida, em Digitalizar. No Modo Casa ou Profissional, clique em Antever e, de seguida em Digitalizar. O Epson Scan inicia a digitalização.

A imagem digitalizada é gravada automaticamente no ficheiro e no local especificado.

Utilizar o Modo Automático

Quando iniciar o Epson Scan pela primeira vez, este é executado no Modo Automático e aparecerá a janela de espera do Epson Scan.


Nota:

no Modo Automático, só pode digitalizar diapositivos ou tiras de película a cores de 35 mm. Para digitalizar outros tipos de película, utilize o Modo Casa ou Profissional.

Se pretender seleccionar uma resolução personalizada, restaurar cores esbatidas ou remover marcas de pó, clique no botão Personalizar. Aparece a janela Personalizar.


Nota:

se iniciou a digitalização a partir de um programa como o Adobe Photoshop Elements, o botão Definições Gravar Ficheiro não fica disponível na janela Personalizar.

    Efectue as definições e faça clique em OK. Para mais informações sobre como efectuar definições, clique no botão Ajuda.

Clique no botão Digitalizar. O Epson Scan inicia o processo de digitalização no Modo Automático.

    O Epson Scan pré-visualiza cada uma das imagens da tira de película ou do diapositivo, detecta se a imagem é positiva, negativa, a cores ou a preto e branco e efectua automaticamente as definições de digitalização. Passados alguns instantes, aparece uma pequena captação de cada imagem na janela do Epson Scan. São necessários alguns minutos para digitalizar uma tira de película na totalidade.


Nota:
  • se necessitar de alterar definições, clique no botão Pausa. Volta a aparecer a janela de espera do Epson Scan.

  • Se necessitar de cancelar a digitalização, clique no botão Cancelar quando este aparecer.

Consoante a forma como o Epson Scan tiver sido iniciado, o programa guarda os ficheiros no local especificado ou abre a imagem digitalizada no programa de digitalização. Para mais informações, consulte Terminar a digitalização.


Nota:
  • se ocorrer algum problema durante a digitalização de películas ou diapositivos no Modo Automático, tente efectuar a digitalização em Modo Casa ou Profissional.

Alterar o modo de digitalização

Para alterar o modo de digitalização, clique na seta da caixa Modo, situada no canto superior direito da janela do Epson Scan. Em seguida, seleccione o modo que pretende utilizar na lista apresentada.


Nota:

o modo que seleccionar será o modo utilizado da próxima vez que iniciar o Epson Scan.

Para mais informações sobre como efectuar digitalizações utilizando estes modos, consulte:

Efectuar definições básicas

Quando iniciar o Epson Scan no Modo Casa ou Profissional, aparecerá a janela principal do Epson Scan.

Modo Casa

Modo Profissional

Antes de digitalizar películas ou diapositivos, é necessário efectuar as definições básicas que se seguem.

  • Definições de Original. Estas informam o Epson Scan sobre o tipo de películas ou diapositivos que está a digitalizar.

  • Definições de Destino. Estas informam o Epson Scan sobre a forma como pretende utilizar as imagens digitalizadas para que este possa seleccionar a resolução predefinida adequada (qualidade de digitalização).

Para efectuar as definições básicas para películas ou diapositivos no Epson Scan, execute as operações que se seguem.

Execute uma das seguintes operações para seleccionar o tipo de documento.

    Modo Casa:
    clique na seta para abrir a lista Tipo de Documento e seleccione o tipo de película ou diapositivo que está a digitalizar. Seleccione Película negativa a cores, Película negativa a P&B ou Película positiva. Em seguida, clique no botão Cor, Escala de Cinzentos ou Preto & Branco para seleccionar as cores do original, se necessário.

    Modo Profissional:
    clique na seta para abrir a lista Tipo de Documento e seleccione Película (com suporte) ou Película (Alim. de Películas). Depois, clique na seta da lista Tipo de Película e seleccione Película negativa a cores, Película negativa a preto e branco ou Película positiva a cores.

Execute uma das seguintes operações para efectuar as definições de destino.

    Modo Casa:
    clique no botão correspondente à forma como pretende utilizar as imagens digitalizadas na caixa Destino.

  • Ecrã/Web para imagens que irá visualizar apenas no ecrã de um computador ou colocar na Internet.

  • Impressora para imagens que pretende imprimir.

  • Outras se pretender seleccionar uma resolução específica para outro fim.

    Modo Profissional:
    clique na seta para abrir a lista Tipo de Imagem e seleccione o tipo de imagem que está a digitalizar.

    Definição de Tipo de Imagem

    Tipo de imagem que está a digitalizar

    Cor a 48 bits

    Fotografia a cores que poderá pretender modificar num programa de edição de imagens a 48 bits

    Cor a 24 bits

    Fotografia a cores

    Suavização da Cor

    Gráficos a cores, como, por exemplo, tabelas ou gráficos

    Escala de Cinzentos a 16 bits

    Fotografia a preto e branco com várias tonalidades de cinzento

    Escala de Cinzentos a 8 bits

    Fotografia a preto e branco com apenas algumas tonalidades de cinzento

    Preto & Branco

    Diapositivos ou películas positivas a preto e branco

O Epson Scan selecciona uma resolução predefinida com base nas definições de original e destino que efectuar. Para continuar a digitalizar, consulte Seleccionar a resolução de digitalização.

Seleccionar a resolução de digitalização

No Modo Casa, só pode alterar a resolução se seleccionar Personalizado como Destino.

No Modo Profissional, pode sempre seleccionar a resolução pretendida.

Antes de seleccionar a resolução de digitalização, deve considerar se irá ampliar as imagens antes ou depois da digitalização. Siga as indicações que se seguem.

  • Não vai ampliar as imagens.
    Se digitalizar as imagens com um formato de 100% ou inferior e não as pretende ampliar posteriormente, pode aceitar a definição de resolução efectuada pelo Epson Scan com base nas definições de original e destino.

  • Vai ampliar as imagens à medida que as digitaliza (aumente a definição do tamanho do alvo).
    Se pretender ampliar as imagens no Epson Scan para as poder utilizar com um formato superior, pode aceitar a definição de resolução efectuada pelo Epson Scan com base nas definições de original e destino.

  • Vai digitalizar as imagens com o formato original, mas irá ampliá-las posteriormente num programa de edição de imagem.
    Se pretender ampliar as imagens posteriormente utilizando um programa de edição de imagem, tem de aumentar a definição de resolução para manter uma qualidade de imagem elevada após a ampliação. Aumente a resolução na mesma proporção com que irá aumentar o tamanho da imagem. Por exemplo, se a resolução for de 300 ppp (pontos por polegada), mas pretender aumentar o tamanho da imagem 200% num programa de edição de imagem, altere a definição de resolução para 600 ppp no Epson Scan.

Faça clique na seta situada junto à lista Resolução e seleccione o número de pontos por polegada para efectuar a digitalização. Tenha em atenção as indicações que se seguem.

O que irá fazer com a imagem digitalizada

Resolução de digitalização recomendada

Envio por correio electrónico, transferência para a Internet, visualização apenas no ecrã

96 a 150 ppp

Impressão

300 ppp

Fax

200 ppp

Ampliação após digitalização a 100%

Aumente a definição de resolução na mesma proporção com que irá aumentar o tamanho da imagem após a digitalização

Depois de seleccionar a resolução, pode pré-visualizar as imagens e efectuar os ajustes necessários. Para continuar a digitalizar, consulte Pré-visualizar e ajustar a área de digitalização.

Pré-visualizar e ajustar a área de digitalização

Depois de efectuar as definições básicas e seleccionar a resolução no Modo Casa ou Profissional, pode pré-visualizar as imagens e seleccionar ou ajustar a área das imagens que pretende digitalizar. O Epson Scan apresenta a pré-visualização das imagens numa janela em separado no ecrã.

Existem dois tipos de pré-visualização.

  • A pré-visualização em tamanho completo mostra as imagens na totalidade. Tem de seleccionar a área de digitalização e efectuar os ajustes de qualidade de imagem manualmente.

  • A pré-visualização de miniaturas mostra as imagens num formato pequeno. O Epson Scan localiza automaticamente as margens da área de digitalização e aplica as definições de exposição automática às imagens. É o tipo de pré-visualização predefinido quando digitalizar películas ou diapositivos.

Para pré-visualizar as imagens no Modo Casa ou Profissional, execute as operações que se seguem.

Clique no botão Antever situado na parte inferior da janela do Epson Scan. Se pretender alterar o tipo de pré-visualização, clique na caixa de verificação situada sob o botão Antever, caso esteja disponível.

    O Epson Scan pré-digitaliza as imagens e apresenta-as numa das janelas apresentadas de seguida.

    Pré-visualização em Tamanho Completo

    Pré-visualização de miniaturas

Se estiver a utilizar a pré-visualização de miniaturas, ajuste as imagens da forma que se segue.

  • Para ampliar uma imagem, faça clique duas vezes na respectiva miniatura ou faça clique na miniatura e no separador Tamanho Completo situado na parte superior da janela de pré-visualização.

  • Para rodar uma imagem ou para a inverter horizontalmente (como uma imagem de espelho), clique na respectiva miniatura e, em seguida, clique no ícone de rotação  ou no ícone de espelho .

  • Para ajustar a qualidade da imagem, faça clique nas imagens que pretende modificar e efectue os ajustes da forma descrita em Ajustar a cor e outras definições de imagem. Se pretender aplicar os ajustes efectuados a todas as imagens, clique no botão Tudo.

Se estiver a utilizar a pré-visualização de tamanho completo, ajuste as imagens da forma que se segue.

  • Para seleccionar a área de digitalização, desenhe uma demarcação que estabeleça as margens da área de digitalização em cada imagem. Pode mover e redimensionar as demarcações para alterar as áreas de digitalização consoante o necessário. Para obter instruções, consulte Ajustar a área de digitalização (demarcação) .


Nota:

se pretender digitalizar com um formato diferente do original, deve seleccionar o tamanho do alvo em primeiro lugar e criar automaticamente uma demarcação proporcional a esse formato. Para obter instruções, consulte Seleccionar o tamanho da digitalização. Pode então copiar a demarcação e colocá-la em cada imagem que irá digitalizar com esse formato.

  • Para ampliar uma imagem, faça clique no interior da área de digitalização e na tecla Zoom. O Epson Scan volta a efectuar uma pré-digitalização e apresenta uma pré-visualização maior no separador Zoom. As outras imagens continuam a ser pré-visualizadas com o formato original no separador Antever.

Quando terminar o ajuste das áreas de digitalização e de alterar as definições de cor e imagem, pode seleccionar o formato da imagem digitalizada, caso ainda não o tenha feito. Para obter instruções, consulte Seleccionar o tamanho da digitalização.

Ajustar a área de digitalização (demarcação)

Uma demarcação é uma linha tracejada em movimento que aparece nas margens da imagem pré-visualizada para indicar a área de digitalização.

Pode mover a demarcação, ajustar o tamanho e criar várias demarcações numa única imagem (apenas na pré-visualização de tamanho completo) para digitalizar diferentes partes da imagem e guardá-las em ficheiros de digitalização separados. Execute as operações que se seguem.

Para desenhar uma demarcação, desloque o cursor sobre uma imagem pré-visualizada. O ponteiro transforma-se numa cruz.

Posicione o ponteiro na área onde pretende colocar o canto da demarcação e faça clique. Mantenha a tecla do rato pressionada enquanto arrasta a cruz sobre a imagem até ao canto oposto da área de digitalização pretendida. Em seguida, liberte a tecla do rato. Aparece a linha tracejada em movimento da demarcação.

Para ajustar a demarcação, execute uma das operações que se seguem.

  • Para mover a demarcação, posicione o cursor no interior da mesma. O ponteiro transforma-se numa mão. Faça clique e arraste a demarcação para o local pretendido.

  • Para redimensionar a demarcação, posicione o cursor sobre a margem ou o canto da mesma. O ponteiro transforma-se numa seta dupla que aparece a direito ou na diagonal. Faça clique e arraste a margem ou o canto até atingir o formato pretendido.


Nota:

se mantiver pressionada a tecla Shift enquanto desloca a demarcação, só será possível deslocar a demarcação na horizontal ou na vertical. Se mantiver pressionada a tecla Shift enquanto redimensiona a demarcação, limita o dimensionamento da demarcação às proporções actuais.

Para desenhar várias marcações (até 50; apenas pré-visualização em tamanho completo), basta apenas desenhá-las conforme descrito nos passos de 1 a 3, ou clicar no ícone de cópia de demarcação para criar demarcações adicionais do mesmo formato. Pode mover e redimensionar qualquer demarcação, conforme descrito no passo 3. Para eliminar uma demarcação, clique no interior da mesma e no ícone de eliminação de demarcação  .

Ajustar a cor e outras definições de imagem

Depois de pré-visualizar as imagens e ajustar a área de digitalização, pode alterar a qualidade de imagem, se necessário. O Epson Scan oferece-lhe várias definições para melhorar a cor, a nitidez, o contraste e outros aspectos que influenciam a qualidade da imagem.

Antes de efectuar ajustes, certifique-se de que faz clique na imagem ou na demarcação da área que pretende ajustar. No Modo Profissional, percorra a janela para baixo até à área de Ajustes da janela principal do Epson Scan.

A tabela apresentada em seguida descreve as definições disponíveis no Modo Casa e/ou Profissional. Para mais informações sobre como ajustar estas definições, faça clique em Ajuda na janela do Epson Scan.

Quando terminar de efectuar ajustes, pode dimensionar as imagens digitalizadas (consulte Seleccionar o tamanho da digitalização) ou efectuar a digitalização (consulte Terminar a digitalização).

Definição

Modos disponíveis e descrição

Restaurar Cor

Casa e Profissional:
Restaura automaticamente as cores esbatidas das fotografias.

Remover Pó

Casa e Profissional:
Remove automaticamente o pó das películas e dos diapositivos.

Correcção da contraluz

Casa e Profissional:
remove sombras das fotografias com demasiada cor de fundo.

Redução de Grão

Apenas no Modo Profissional:
diminui o aspecto granulado da superfície das películas e dos diapositivos. É possível ajustar o nível de redução de grão.

Brilho

Casa e Profissional:
ajusta as áreas claras e escuras da imagem.

No Modo Casa, clique no botão Brilho para aceder à definição Brilho.

No Modo Profissional, clique no botão Ajuste de Imagem para aceder à definição de Brilho.

Contraste

Casa e Profissional:
Ajusta a diferença entre as áreas claras e escuras de toda a imagem.

No Modo Casa, clique no botão Brilho para aceder à definição Contraste.

No Modo Profissional, clique no botão Ajuste de Imagem para aceder à definição de Contraste.

Saturação

Apenas no Modo Profissional:
ajusta a densidade das cores de toda a imagem.

Clique no botão Ajuste de Imagem para aceder à definição de Saturação.

Equilíbrio de Cor

Apenas no Modo Profissional:
Ajusta o equilíbrio da cor vermelha, verde e azul em toda a imagem.

Clique no botão Ajuste de Imagem para aceder à definição de Equilíbrio de Cor.

Exposição Automática

Casa: aplicado automaticamente.

Profissional: clique no botão Exposição Automática . Para manter esta definição activada, clique no botão Configuração, no separador Cor e seleccione Aplicar automaticamente a Exposição Automática. Pode ajustar o nível de exposição utilizando a barra de deslizamento.

Máscara Suavizadora

Casa: aplicado automaticamente.

Profissional: active esta opção para que os contornos das áreas da imagem fiquem mais nítidos e para melhorar a nitidez de toda a imagem. É possível ajustar o nível de nitidez. Desactive esta opção para suavizar os contornos.

Histograma

Apenas no Modo Profissional:
disponibiliza uma interface gráfica para ajustar os níveis de altas luzes, sombra e gama de forma individual. Apenas para utilizadores avançados.

Clique no botão Ajuste de Histograma para aceder à definição de Histograma.

Correcção de Tom

Apenas no Modo Profissional:
disponibiliza uma interface gráfica para ajustar os níveis dos tons de forma individual. Apenas para utilizadores avançados.

Clique no botão Correcção de Tom para aceder à definição de Correcção de Tom.

Paleta de cores

Apenas no Modo Profissional:
disponibiliza uma interface gráfica para ajustar os níveis de meios-tons tais como os tons da pele, sem afectar as áreas de altas luzes e de sombras da imagem. Apenas para utilizadores avançados.

Clique no botão Paleta de cores  para utilizar as definições da Paleta de cores.


Nota:
  • para ver os níveis de vermelho, verde e azul em determinados pontos da imagem pré-visualizada enquanto efectua os ajustes, clique no ícone do densitómetro  na janela de pré-visualização e, em seguida, clique numa área da imagem. Para mais informações, consulte a ajuda do Epson Scan.

  • Consoante o tipo de imagem que estiver a pré-visualizar e as definições que efectuar, existem determinadas definições que poderão não estar disponíveis ou que poderão ficar seleccionadas automaticamente.

  • Pode personalizar algumas definições do Epson Scan clicando no botão Configuração e alterando as definições na janela apresentada. Para obter mais informações, consulte a Ajuda do Epson Scan.

  • Para anular todos os ajustes de qualidade de imagem efectuados na imagem pré-visualizada, clique no botão Reiniciar (se estiver disponível), desactive a definição ou volte a pré-visualizar a imagem.

Seleccionar o tamanho da digitalização

Pode digitalizar as imagens com o tamanho original ou reduzi-las e ampliá-las enquanto as digitaliza. Para tal, utilize a definição Tamanho do alvo no Modo Casa ou Profissional.

Modo Casa

Modo Profissional

Se pretender digitalizar a imagem com um determinado tamanho, deve seleccionar a definição Tamanho do alvo depois de efectuar a pré-visualização, mas antes de ajustar a área de digitalização (indicada pela demarcação). Assim, define a área de digitalização para as proporções adequadas de forma a que a imagem não fique cortada.

Para mais informações sobre como pré-visualizar as imagens, consulte Pré-visualizar e ajustar a área de digitalização. Em seguida, execute as seguintes operações para definir Tamanho do alvo.

Pode seleccionar um tamanho de digitalização predefinido na lista Tamanho do alvo. Faça clique na seta da lista e seleccione o tamanho pretendido. Aparece uma demarcação (linha tracejada) proporcional a esse tamanho na imagem pré-visualizada.

Se necessitar de criar um tamanho de digitalização que não apareça na lista Tamanho do alvo, pode criar um tamanho personalizado. Faça clique na seta da lista e seleccione Personalizar. Aparece a janela Tamanho do alvo.

    Escreva o nome do tamanho personalizado, introduza o tamanho, clique no botão Gravar e, em seguida, clique em OK. O novo tamanho aparece na lista Tamanho do alvo.

No Modo Profissional, pode ajustar pormenorizadamente o tamanho utilizando ferramentas adicionais. Clique em + (Windows) ou em (Mac OS X) ao lado de Tamanho do Alvo para visualizar estas ferramentas.

  • Para dimensionar a imagem com uma determinada percentagem, ajuste o valor de Escala.

  • Para alterar a forma como a imagem é cortada, active ou desactive a opção Guilhotinamento. Para mais informações, consulte a Ajuda do Epson Scan.

  • Para desbloquear as proporções do tamanho de digitalização, clique no ícone de bloqueio  . Em seguida, ajuste a demarcação ou introduza novos valores de largura/altura.

Depois de seleccionar o tamanho da digitalização, pode fazer clique e arrastar a demarcação para a área da imagem que pretende digitalizar. Para mais informações, consulte Ajustar a área de digitalização (demarcação) . As proporções da demarcação mantêm-se quando efectua o ajuste.

    Se necessitar de rodar a demarcação para uma imagem na horizontal ou na vertical sem alterar a relação de aspecto, clique no ícone de orientação  . Não está disponível se estiver a digitalizar com o Tamanho do alvo Original.


Nota:

para mais informações sobre como utilizar as ferramentas de Tamanho do alvo, faça clique em Ajuda na janela do Epson Scan.

Agora, já pode digitalizar as imagens. Clique no botão Digitalizar e consulte Terminar a digitalização para obter instruções.

Terminar a digitalização

O que irá acontecer depois de efectuar a digitalização depende da forma como a iniciou.

  • Se iniciou a digitalização executando o Epson Scan como um programa autónomo (em Modo Automático), a imagem digitalizada é guardada no formato e na localização que seleccionou. Se não efectuou quaisquer definições gravar ficheiro, é guardada como ficheiro JPEG em As minhas imagens (Windows) ou em Imagens (Mac OS X).

  • Se iniciou a digitalização executando o Epson Scan como um programa autónomo (em Modo Casa ou Profissional), irá aparecer a janela Definições Gravar Ficheiro. Esta permite seleccionar o nome e o local dos ficheiros de digitalização guardados. Para mais informações, consulte Seleccionar as definições de gravação do ficheiro.

  • Se iniciou a digitalização a partir de um programa de digitalização, como, por exemplo, o Adobe Photoshop Elements, as imagens digitalizadas abrem na janela do programa. Clique em Fechar para fechar a janela do Epson Scan e visualizar as imagens no programa.

  • Se iniciou a digitalização a partir do Epson File Manager ou pressionando o botão Iniciar , as miniaturas das imagens digitalizadas aparecem na janela do Epson File Manager.


Nota:

se não estiver a visualizar as imagens digitalizadas, seleccione a pasta onde as guardou do lado esquerdo da janela do Epson File Manager.

    Se pretender utilizar as imagens digitalizadas num dos programas de projectos do Epson Creativity Suite, clique na caixa de verificação situada por baixo de cada miniatura. As imagens irão aparecer na caixa A minha selecção, situada na parte inferior da janela do Epson File Manager.

    Seleccione um dos ícones de projecto situados na parte superior da janela.


Nota:

depois de guardar uma imagem digitalizada, pode iniciar o Epson File Manager arrastando o ficheiro ou a pasta da imagem para o ícone do EPSON File Manager no ambiente de trabalho.