Procedimentos Básicos de Digitalização

Digitalizar uma Imagem

Ponto 1. Ligar o digitalizador
Ponto 2. Colocar materiais no vidro de digitalização
Ponto 3. Iniciar o software e digitalizar uma imagem
Ponto 4. Guardar o resultado como ficheiro de imagem

O EPSON Scan possui três modos que lhe permitem efectuar definições de digitalização: o modo casa, o modo escritório e o modo profissional. Esta secção descreve como digitalizar uma imagem no modo casa. O modo casa permite digitalizar imagens utilizando as definições básicas. Para mais informações, consulte Alterar o modo de digitalização.

Nota:
Não é possível digitalizar uma imagem que exceda a memória disponível ou o espaço livre em disco. Se tentar digitalizar a imagem, é apresentada uma mensagem de aviso no ecrã.

Ponto 1. Ligar o digitalizador

Ligue o digitalizador pressionando o botão de funcionamento . O indicador luminoso Preparado acende.


[Superior]

Ponto 2. Colocar materiais no vidro de digitalização

Abra a tampa do digitalizador e coloque o documento com a face a ser digitalizada voltada para baixo no vidro de digitalização.

Para mais informações, consulte a secção apresentada em seguida.

Colocar Documentos e Fotografias no Digitalizador


[Superior]

Ponto 3. Iniciar o software e digitalizar uma imagem

Esta secção apresenta informações sobre como iniciar o EPSON Scan a partir do Photoshop Elements.

Nota para utilizadores de Mac OS X:
Consoante a aplicação que estiver a utilizar, pode não conseguir iniciar o EPSON Scan da forma descrita.

Nota para utilizadores de Mac OS X 10.3:
Não utilize a função Rápida Alternância de Utilizadores quando usar o Expression 10000XL.

Inicie o Adobe Photoshop Elements.

Utilizadores de Windows:
Faça clique em Iniciar, seleccione Todos os programas (Windows XP) ou Programas (Windows Me, 98 ou 2000) e, em seguida, faça clique em Adobe Photoshop Elements.

Utilizadores de Macintosh:
Faça clique duas vezes na pasta Adobe Photoshop Elements em Macintosh HD e, em seguida, faça clique duas vezes no ícone Photoshop Elements.

Seleccione Importar a partir do menu Ficheiro e, em seguida, seleccione o digitalizador. O EPSON Scan inicia.

Nota para utilizadores de Windows XP:
Não seleccione WIA-EPSON Expression 10000XL a partir do menu para seleccionar o digitalizador. Se o fizer, não poderá utilizar todas as funcões do digitalizador Epson.

Especifique as definições Tipo de Documento, Tipo de Imagem e Destino em função da imagem.

Faça clique na tecla Antever para pré-visualizar a imagem.

Utilize a opção Tamanho do Alvo para especificar o tamanho de impressão da imagem.

Faça clique em Digitalizar. O EPSON Scan inicia o processo de digitalização.

A imagem digitalizada é enviada para o Adobe Photoshop Elements. Faça clique em Fechar para encerrar o EPSON Scan, se necessário.


[Superior]

Ponto 4. Guardar o resultado como ficheiro de imagem

Depois de digitalizar uma imagem, execute as operações apresentadas em seguida para a gravar (utilizando novamente o Adobe Photoshop Elements a título de exemplo).

Seleccione Guardar como a partir do menu Ficheiro no Adobe Photoshop Elements.

Escreva um nome de ficheiro, seleccione o formato de ficheiro e, em seguida, faça clique em Guardar. Para obter mais informações sobre os formatos de ficheiro, consulte a secção seguinte.

Formatos de ficheiro

A tabela seguinte apresenta alguns dos formatos de ficheiros de imagem mais comuns. Seleccione um formato adequado suportado pela aplicação de processamento de imagem quando guardar os ficheiros de imagem.

Formato (extensão do ficheiro)

Explicação

BITMAP (*.BMP)
(apenas para Windows)

Formato de ficheiro de imagem padrão utilizado em Windows. A maioria das aplicações do Windows, incluindo os programas de processamento de texto, conseguem ler e processar imagens neste formato.

Formato EPS (*.EPS)

Formato de ficheiro PostScript. A maioria das aplicações de imagem e de edição electrónica são compatíveis com o formato EPS.

JPEG (*.JPG)

Formato de ficheiro comprimido. É possível seleccionar a qualidade de compressão. O formato JPEG permite obter um nível de compressão relativamente elevado. No entanto, quanto maior for o nível de compressão, menor é a qualidade de imagem (tenha em atenção que não é possível repor os dados originais). Além disso, a qualidade de imagem diminui sempre que os dados são guardados. O formato TIFF é recomendado quando necessitar de efectuar alterações, retoques ou outra operação semelhante.

Multi-TIFF (*.TIF)

Formato TIFF através do qual as páginas múltiplas são guardadas no mesmo ficheiro. Quando digitaliza documentos utilizando o alimentador automático de documentos, estes são todos guardados no mesmo ficheiro (com outros formatos, cada documento é guardado num ficheiro diferente). No entanto, para abrir os ficheiros Multi-TIFF, necessita de uma aplicação que suporte este formato.

PDF (*.PDF)

Formato de documento que não depende de plataformas. Para utilizar documentos PDF, necessita do Adobe Acrobat Reader ou Acrobat. Quando digitaliza documentos utilizando o alimentador automático de documentos, as páginas múltiplas são guardadas num único ficheiro. Quando guarda imagens a cores ou com níveis de cinzento em formato PDF, pode seleccionar uma qualidade de compressão.

PICT (*.PCT)
(apenas para Macintosh)

Formato de ficheiro de imagem padrão utilizado em Macintosh. A maioria das aplicações do Macintosh, incluindo os programas de processamento de texto, conseguem ler e processar imagens neste formato.

Formato PNG (*.PNG)

Formato de ficheiro portátil e bastante comprimido concebido para a visualização em aplicações de navegação na Web, o que permite seleccionar a qualidade de compressão. A qualidade da imagem não diminui quando guarda um ficheiro de imagem em formato PNG.

TIFF (*.TIF)

Formato de ficheiro criado para a troca de dados entre várias aplicações, como, por exemplo, software gráfico e software de edição electrónica. Quando digitalizar imagens monocromáticas, pode especificar o tipo de compressão.


[Superior]


Anterior