Digitalização / Várias Opções de Digitalização

Iniciar Directamente o Software do Digitalizador (EPSON Scan)

Para guardar as imagens digitalizadas sem as editar numa aplicação, inicie o EPSON Scan directamente. Depois de digitalizar as imagens, estas são automaticamente guardadas como ficheiros na pasta especificada na caixa de diálogo Definições Gravar Ficheiro. Pode configurar esta operação da seguinte forma:

Abra a caixa de diálogo Definições Gravar Ficheiro.

Utilizadores de Windows:
Faça clique em Iniciar, seleccione Todos os programas (Windows XP) ou Programas (Windows Me, 98 ou 2000); em seguida, seleccione EPSON Scan e EPSON Scan.

Utilizadores de Mac OS 9:
Seleccione EPSON Scan a partir do menu da maçã.

Utilizadores de Mac OS X:
Faça clique no ícone EPSON Scan situado na pasta de aplicações.

Nota:
Se a caixa de verificação Apresentar esta caixa de diálogo antes da próxima sessão de digitalização estiver desactivada, a caixa de diálogo Definições Gravar Ficheiro não aparece automaticamente. Para abrir a caixa de diálogo, faça clique na seta situada à direita da tecla Digitalizar e, em seguida, seleccione Definições Gravar Ficheiro.

Especifique o local onde pretende guardar as imagens digitalizadas. Se pretender alterar a localização predefinida, faça clique na tecla de pesquisa (Windows) ou na tecla de selecção (Macintosh) e seleccione a pasta pretendida.

Especifique um nome para o ficheiro com uma sequência de caracteres alfanuméricos (prefixo) e um número de 3 dígitos (número inicial).

Se pretender alterar o nome do ficheiro, insira uma sequência de caracteres alfanuméricos como prefixo e seleccione um número inicial. O nome do ficheiro será constituído pelo prefixo e pelo número especificado.

Nota:
  • Os utilizadores de Windows não podem utilizar os seguintes caracteres no prefixo:
    \, /, :, ., *, ?, ", <, >, |
  • Os utilizadores de Macintosh não podem utilizar os dois pontos (:) no prefixo.
  • O número tem de ser constituído por 3 dígitos. Para guardar imagens com o formato MS-DOS 8.3, certifique-se de que o prefixo não possui mais de 5 caracteres alfanuméricos.

Seleccione um formato de ficheiro a partir da tabela apresentada em seguida. Consoante o formato de ficheiro seleccionado, a tecla Opções pode estar disponível para que possa efectuar definições pormenorizadas para as imagens digitalizadas.

Formato
(extensão do ficheiro)

Explicação

BITMAP (*.BMP) (Windows)

Formato de ficheiro de imagem padrão utilizado em Windows. A maioria das aplicações do Windows, incluindo os programas de processamento de texto, conseguem ler e processar imagens neste formato.

JPEG (*.JPG)

Formato de ficheiro comprimido. É possível seleccionar a qualidade de compressão. O formato JEPG permite obter um nível de compressão relativamente elevado. No entanto, quanto maior for o nível de compressão, menor é a qualidade de imagem (tenha em atenção que não é possível repor os dados originais). Além disso, a qualidade de imagem diminui sempre que os dados são guardados. O formato TIFF é recomendado quando necessitar de efectuar alterações, retoques ou outra operação semelhante.

Multi-TIFF (*.TIF)

Formato TIFF que permite guardar várias páginas no mesmo ficheiro. Para abrir os ficheiros Multi-TIFF, necessita de uma aplicação que suporte este formato.

PDF (*.PDF)

Formato de documento que não depende de plataformas. Para utilizar documentos PDF, necessita do Adobe Acrobat® Reader® ou Acrobat. Ao gravar imagens a cores ou com níveis de cinzento em formato PDF, pode seleccionar a qualidade de compressão.

PICT (*.PCT) (Macintosh)

Formato de ficheiro de imagem padrão utilizado em Macintosh. A maioria das aplicações do Macintosh, incluindo os programas de processamento de texto, conseguem ler e processar imagens neste formato.

TIFF (*.TIF)

Formato de ficheiro criado para permitir a troca de dados entre várias aplicações, como, por exemplo, software gráfico e software de edição electrónica. Quando digitalizar imagens monocromáticas, pode especificar o tipo de compressão.

Faça clique em OK.

O EPSON Scan inicia o processo de digitalização.

A imagem digitalizada é gravada automaticamente no local especificado.

Se tiver seleccionado a caixa de verificação Abrir pasta de imagem após digitalização na caixa de diálogo Definições Gravar Ficheiro, o explorador do Windows (Windows) ou o Finder (Macintosh) abrem automaticamente a pasta onde a imagem digitalizada fica guardada quando o EPSON Scan terminar o processo de digitalização.


[Superior]


Anterior

Seguinte