Glossário

Aplicação
Software que permite executar uma determinada tarefa, como, por exemplo, processamento de texto, edição de imagem ou planeamento financeiro.
Área de digitalização
Tamanho real da imagem que o digitalizador consegue digitalizar.
Bit
Abreviatura de dígito binário. É a unidade de informação mais elementar utilizada por um computador. Um bit pode representar dois valores: activado e desactivado ou 1 e 0.
Bit/pixel
Unidade que representa o número de bits utilizados para definir um pixel. Quanto maior for o valor do bit, maior será o pormenor de representação do pixel.
Brilho
Função do digitalizador que permite tornar os dados da imagem do documento mais claros ou mais escuros.
Byte
Unidade de informação constituída por oito bits. Um byte pode representar um código de controlo ou um carácter.
Carreto
Componente do digitalizador que contém o sensor óptico e a fonte de luz para a digitalização.
Concentrador (hub) USB
Dispositivo que fornece normalmente quatro conectores TIPO A para aumentar o número de portas USB num PC.
Cores primárias
Cores básicas. Ver Cores primárias aditivas e Cores primárias subtractivas.
Cores primárias aditivas
Vermelho, verde e azul (RGB). Quando são completamente misturadas, estas cores produzem o branco. Estas são as cores do sistema de cor utilizado pelos monitores e digitalizadores.
Cores primárias subtractivas
Azul, magenta e amarelo (CMY). Quando misturadas em determinada proporção, estas cores produzem o preto. No processo de impressão, utiliza-se também a cor preta para obter uma maior definição, visto que a mistura das três cores referidas não produz preto puro.
Correcção cromática
Método utilizado para ajustar os dados das imagens a cores a um determinado tipo de dispositivo, de forma a que as cores das imagens reproduzidas se aproximem o mais possível das cores originais.
Correcção tonal
Método utilizado para ajustar a curva tonal de forma a que os resultados reproduzidos em diferentes dispositivos de saída possuam gradações semelhantes às da imagem original.
Curva tonal
Gráfico que representa a proporção de contraste entre a entrada (imagem original) e a saída (dados de imagem) no processamento da imagem.
Dados binários
Dados de imagem compostos por 1 bit/pixel. Um pixel é representado por um único bit de dados digitais que consegue exprimir apenas 1 (claro) ou 0 (escuro).
Dados binários simples
Dados de imagem binários que não foram sujeitos ao processo de reprodução de meios-tons.
Demarcação
Moldura amovível e ajustável que delimita a área de pré-visualização ou digitalização de uma imagem.
Digitalizar
Operação executada pelo sensor e pelo carreto. A digitalização divide a imagem em pixéis.
Documento
Item que é colocado no vidro de digitalização para ser lido pelo digitalizador (por exemplo, uma folha de papel ou um livro).
Documento reflexivo
Documento impresso em materiais opacos, tais como publicações, papel impresso e fotografias.
DTP (Desktop Publishing)
Sistema de edição electrónica que permite editar publicações num computador.
Endereço IP
Abreviatura de Endereço do protocolo da Internet. É um endereço numérico único que identifica um computador ligado a uma rede através do protocolo TCP/IP, como, por exemplo, a Internet. Ver também Internet e TCP/IP.
ESC/I
Abreviatura de EPSON Standard Code for Image scanners. Sistema de comandos que permite controlar digitalizadores a partir do software.
ESC/P
Abreviatura de EPSON Standard Code for Printers. Sistema de comandos que permite controlar impressoras a partir do software.
Espaço de cor
Método que permite reproduzir uma determinada cor. As cores primárias aditivas (vermelho, verde e azul) são utilizadas pelo digitalizador e as cores primárias subtractivas (azul-turquesa, magenta e amarelo) e o preto são utilizadas no processo de separação de cores para impressão em tipografia.
Exposição
Função do digitalizador que torna os dados da imagem digitalizada mais claros ou mais escuros.
Filtro suavizador
Processo fotográfico que combina uma imagem focada e uma imagem ligeiramente desfocada para produzir uma imagem mais focada. Este processo é simulado pelo software para produzir o mesmo efeito.
Fotocompositora
Dispositivo que utiliza ficheiros de computador para produzir texto e gráficos de elevada resolução em papel. As fotocompositoras são normalmente utilizadas em tipografias.
Gama
Valor que expressa a relação entre os dados de entrada e os dados de saída de um dispositivo. Ao ajustar a função Gama, o brilho dos tons intermédios de uma imagem pode ser alterado sem afectar as sombras e as altas luzes.
ICM
Abreviatura de Image Color Matching. Sistema de gestão de cores para Windows concebido para o ajudar a obter resultados de impressão a cores WYSIWYG (aquilo que se vê é aquilo que se obtém). Este software apresenta as cores no ecrã tal como elas aparecem nos documentos digitalizados ou imprime as cores tal como elas aparecem no ecrã.
IEEE 1394
Abreviatura de Institute of Electrical and Electronics Engineers 1394. Uma interface de hardware para ligar periféricos de alta velocidade, como digitalizadores, discos e outros. Pode ligar vários dispositivos IEEE 1394 simultaneamente, num circuito "daisy chain" ou numa configuração em árvore.
Impressora de jacto de tinta
Tipo de impressora que transfere a tinta para o papel projectando-a através de pequenos jactos.
Impressora laser
Impressora que utiliza um raio laser e o método electrofotográfico para imprimir uma página completa de uma só vez. O laser é utilizado para"varrer" com luz um tambor carregado, ao qual é aplicado toner que, por sua vez, é transferido para o papel.
Impressora matricial de impacto
Tipo de impressora que transfere a tinta para o papel através do impacto de pequenas agulhas numa fita de tinta.
Interface
Elemento físico, método ou norma que estabelece a ligação entre dispositivos do computador.
Internet
Rede mundial de computadores e dispositivos de comunicação, a maior do género, concebida a partir de um projecto do governo norte-americano. A Internet é composta por inúmeros tipos de ligações, como, por exemplo, cabos eléctricos e de fibra óptica, bem como comunicações sem fios.
LAN
Abreviatura de Local Area Network. Rede informática na qual os dispositivos a ela ligados estão próximos uns dos outros (no mesmo escritório ou edifício).
Limiar
Valor que serve de referência para determinar se os dados serão processados como "activados" ou "desactivados". No caso de imagens a cores, "activado" significa que uma determinada cor será representada por um pixel ou ponto e "desactivado" significa que essa cor não será representada.
Meios-tons
Método de reprodução de imagens em tramas de pontos que permite melhorar a qualidade da imagem reproduzida.
Modo monocromático
Representação de imagens a preto e branco ou representação de imagens apenas pela intensidade da luz.
Níveis de cinzento
Imagens representadas em várias tonalidades de cinzento, para além do preto e do branco.
OCR
Reconhecimento óptico de caracteres.
Tecnologia que permite ao computador "ler" texto a partir de objectos físicos. Esta tecnologia requer uma representação gráfica de texto para interpretar o que normalmente provém de uma imagem digitalizada.
Padrões ondulados
Efeito que aparece nas imagens digitalizadas quando se digitaliza material impresso. É o resultado da interferência que ocorre devido à diferença entre a densidade da digitalização e dos ecrãs de meios-tons.
Pixel
Abreviatura de elemento pictórico. Cada imagem é composta por um conjunto de pixéis. Estes são também contados em unidades de pontos.
Placa de interface de rede
Nome atribuído ao adaptador (placa de circuitos impressos), instalado num PC que permite comunicar numa LAN.
Porta
Canal de ligação através do qual os dados são transmitidos entre os dispositivos.
Posição inicial do carreto
Local, no painel posterior do digitalizador (junto aos pinos da tampa), onde se encontra o carreto antes de iniciar uma operação de digitalização.
ppp
Abreviatura de pontos por polegada. Unidade de medida da resolução. Quanto maior for o valor, maior será a resolução.
Predefinição
Conjunto de valores utilizado quando não foi efectuada nenhuma outra selecção. Se os valores não tiverem sido alterados desde que o digitalizador saiu da fábrica, podem igualmente denominar-se por definições de fábrica.
Pré-visualização
Função do digitalizador que permite visualizar os efeitos da maioria das definições EPSON Scan e permite efectuar ajustes adicionais à imagem antes de a digitalizar.
PRINT Image Matching
Norma que permite que o digitalizador guarde as informações específicas sobre as imagens digitalizadas e que transfere todas essas informações para aplicações e impressoras compatíveis com esta norma. Estas informações podem ser utilizadas por impressoras que suportem o sistema PRINT Image Matching de forma a obter melhores resultados de impressão.
Resolução
O nível de resolução de uma imagem em pixéis. Pode ser medida em pontos por polegada (ppp), pixéis por polegada (pxpp) ou amostras por polegada (app).
Sem ondulação
Função do digitalizador que permite remover padrões ondulados.
Separação de cores
Processo que consiste em converter as cores de uma imagem num número limitado de cores primárias. As cores primárias aditivas (vermelho, verde e azul) são utilizadas pelo digitalizador e as cores primárias subtractivas (azul-turquesa, magenta e amarelo) e o preto são utilizadas no processo de separação de cores para impressão em tipografia.
Sequência de linha
Modo de digitalização de imagens a cores que separa as cores primárias linha a linha. O carreto efectua apenas uma passagem.
sRGB
Espaço de cores padrão utilizado como espaço de cor predefinido para o sistema de gestão de cores do Windows (ICM 2.0).
TCP/IP
Conjunto de protocolos muito utilizado para transferir dados entre os computadores de uma rede.
Trama
Processo em que o software ou um dispositivo de saída simula tons contínuos através de grupos de pontos.
USB
Abreviatura de Universal Serial Bus. Interface de hardware utilizada para ligar ao computador periféricos, tais como um teclado, um rato, um digitalizador ou uma impressora.


[Superior]