Glossário

Aplicação
Software que permite executar uma determinada tarefa, como, por exemplo, processamento de texto ou planeamento financeiro.
Área de digitalização
Formato físico da imagem que este produto consegue digitalizar.
Área de impressão
Área da página onde se pode imprimir. A área de impressão é mais reduzida do que a área física devido à existência de margens.
ASCII
(American Standard Code for Information Interchange). Sistema normalizado de codificação que permite atribuir códigos numéricos a letras e símbolos.
Auto-teste
Método de verificação do funcionamento deste produto. Quando efectua um auto-teste, a impressora imprime a versão ROM, o código de página, o código do contador de tinta e um modelo de verificação de jactos.
Bit
Dígito binário (0 ou 1), que é a unidade de informação mais elementar utilizada por uma impressora ou um computador.
Bit/pixel
Unidade que representa o número de bits utilizados para definir um pixel. Quanto maior for o valor de bits, maior será o pormenor de representação do pixel.
Brilho
Luminosidade ou ausência de luminosidade numa imagem.
Byte
Unidade de informação constituída por oito bits.
Cabo de interface
Cabo que faz a ligação entre o computador e este produto.
Caracteres por polegada (cpp)
Unidade de medida da densidade dos caracteres.
CMYK
Azul-turquesa, magenta, amarelo e preto. Estas cores são utilizadas no sistema subtractivo de cores impressas.
ColorSync
Software para Macintosh concebido para o ajudar a obter impressões a cores tal como elas são apresentadas no ecrã (WYSIWYG). Este software imprime as cores tal como aparecem no ecrã.
Controlador
Software que envia instruções para os periféricos do computador. Por exemplo, o controlador de impressão recebe dados de impressão do processador de texto e envia instruções para a impressora sobre a forma como esta os deverá imprimir.
Controlador de impressão
Um programa que envia comandos que permitem utilizar as funções deste produto. Normalmente abreviado para "controlador".
Cores primárias
Cores básicas. Ver Cores primárias aditivas e Cores primárias subtractivas.
Cores primárias aditivas
Vermelho, verde e azul (RGB). Quando são completamente misturadas, estas cores produzem o branco. Estas são as cores do sistema de cor utilizado pelos monitores e digitalizadores.
Cores primárias subtractivas
Azul, magenta e amarelo (CMY). Quando misturadas em determinada proporção, estas cores produzem o preto. No processo de impressão, utiliza-se também a cor preta para obter uma maior definição, visto que a mistura das três cores referidas não produz preto puro.
Cores subtractivas
Cores produzidas por pigmentos que absorvem algumas tonalidades e reflectem outras. Ver também CMYK.
Correcção cromática
Método utilizado para ajustar os dados das imagens a cores a um determinado tipo de dispositivo, de forma a que as cores das imagens reproduzidas se aproximem o mais possível das cores originais.
Correcção tonal
Método utilizado para ajustar a curva tonal, de forma a que os resultados de reprodução de diferentes dispositivos de saída possuam gradações semelhantes às da imagem original.
Correspondência cromática
Método de processamento de dados de cor utilizado para fazer corresponder as cores apresentadas no ecrã com as cores da impressão. No mercado, existem vários programas que permitem obter uma maior correspondência entre as cores. Ver também ColorSync.
cpp
Consulte Caracteres por polegada (cpp).
Curva tonal
Gráfico que representa a proporção de contraste entre a entrada (imagem original) e a saída (dados de origem) no processamento da imagem.
Dados binários
Dados de imagem compostos por 1 bit/pixel. Um pixel é representado por um único bit de dados digitais que consegue exprimir apenas 1 (claro) ou 0 (escuro).
Demarcação
Uma caixa ajustável que delimita a área de uma imagem que irá ser pré-visualizada ou digitalizada.
Digitalizar
Operação executada pelo sensor e pelo carreto. A digitalização divide a imagem em pixéis.
Documento
Item que é colocado no vidro de digitalização para ser lido (por exemplo, uma folha de papel ou um livro).
DTP (Desktop Publishing)
Sistema de edição electrónica que permite editar publicações no computador.
Economia
Modo de impressão no qual a impressora utiliza um número mais reduzido de pontos por carácter para poupar tinta.
Efeito de faixa
Linhas horizontais que aparecem, por vezes, nos gráficos impressos. Este efeito ocorre quando a cabeça de impressão está desalinhada.
ESC/I
Abreviatura de EPSON Standard Code for Image scanners. Sistema de comandos que permite controlar digitalizadores a partir do software.
ESC/P
Abreviatura de EPSON Standard Code for Printers, o sistema de comandos utilizado pelo computador para controlar as impressoras. É o sistema padrão para todas as impressoras EPSON e é suportado pela maior parte das aplicações existentes nos computadores.
Espaço de cor
Método que permite reproduzir uma determinada cor. As cores primárias aditivas (vermelho, verde e azul) são utilizadas pelo digitalizador e as cores primárias subtractivas (azul, magenta e amarelo) e o preto são utilizadas no processo de separação de cores para impressão em tipografia.
Exclusão de cor
Cor que o digitalizador não reconhece e ignora. O utilizador pode seleccionar ou excluir uma cor no software do digitalizador.
Exposição
Função do digitalizador que torna os dados da imagem digitalizada mais claros ou mais escuros.
Fila de impressão
Se o produto estiver ligado em rede, as tarefas de impressão que são enviadas quando o produto está ocupado ficam em lista de espera (fila de impressão) até serem impressas.
Filtro suavizador
Processo fotográfico que combina uma imagem focada e uma imagem ligeiramente desfocada para produzir uma imagem mais focada. Este processo é simulado pelo software para produzir o mesmo efeito.
Fonte
Conjunto de caracteres que partilham o mesmo estilo e desenho tipográfico, possuindo uma designação específica.
Gama
Valor que expressa a relação entre a entrada e a saída de um dispositivo. Ao ajustar a função Gama, o brilho dos meios-tons de uma imagem pode ser alterado sem afectar as Sombras e Altas Luzes.
Gestão
Primeiro passo da impressão em que o controlador da impressora converte os dados de impressão em códigos susceptíveis de serem interpretados pela impressora. Estes dados são enviados directamente para a impressora ou para o servidor de impressão.
Gestor
Programa que converte dados de impressão em códigos susceptíveis de serem interpretados por este produto. Ver também Gestão.
ICM
Image Color Matching. Sistema de gestão de cor para Windows concebido para o ajudar a obter resultados de impressão a cores WYSIWYG (aquilo que se vê é aquilo que se obtém). Este software apresenta as cores no ecrã tal como elas existem nos documentos digitalizados ou imprime as cores tal como elas aparecem no ecrã.
Impressão de alta velocidade
Impressão em que as imagens são impressas em ambas as direcções. Este método permite aumentar a velocidade de impressão.
Impressora local
Impressora que está ligada directamente à porta do computador por um cabo de interface.
Inicialização
Repõe as predefinições da impressora (conjunto fixo de condições). Isto acontece sempre que liga ou reinicializa este produto.
Interface
Ligação entre o computador e este produto. Uma interface paralela transmite um carácter ou código de cada vez. Uma interface série envia um só bit de dados de cada vez.
Interface USB
(Interface Universal Serial Bus). Permite ao utilizador ligar ao computador um máximo de 127 dispositivos periféricos (como teclado, rato, impressora) através de uma única porta de utilizações múltiplas. A utilização de concentradores USB permite acrescentar portas adicionais. Ver também Interface.
Jacto de tinta
Método de impressão em que cada letra ou símbolo é formado pela projecção de tinta no papel.
Jactos
Pequenos orifícios existentes na cabeça de impressão através dos quais a tinta é projectada para o papel. A qualidade de impressão pode diminuir se os jactos da cabeça de impressão estiverem obstruídos.
Leitor
Dispositivo de memória, como um leitor de CD-ROM, de disco ou de disquetes. No Windows, é atribuída uma letra a cada leitor para simplificar a gestão.
Limiar
Valor que serve de referência para determinar se os dados serão processados como "activados" ou "desactivados". No caso de imagens a cores, "activado" significa que uma determinada cor será representada por um pixel ou ponto e "desactivado" significa que essa cor não será representada.
Memória
Área do sistema electrónico da impressora utilizada para armazenar informações (dados). Algumas informações têm um carácter permanente e são utilizadas para controlar o funcionamento deste produto. As informações enviadas para este produto a partir do computador são temporariamente armazenadas na memória. Ver também RAM e ROM.
Memória local
Área da memória da impressora utilizada para armazenar os dados antes de os imprimir.
Monocromático
Impressão que utiliza apenas uma cor, geralmente o preto.
Níveis de cinzento
Escala de tonalidades de cinzento que vão do preto ao branco. Os níveis de cinzento são utilizados para representar cores quando se imprime apenas com tinta preta.
Padrões ondulados
Os padrões ondulados aparecem nas imagens digitalizadas quando se digitaliza materiais impressos. É o resultado de uma interferência que ocorre devido à diferença entre a densidade da digitalização e dos ecrãs de meios-tons.
Papel
Materiais onde os dados são impressos, como envelopes, papel normal e papel especial.
Pixel
Abreviatura de elemento pictórico. Uma imagem é composta por um conjunto de elementos pictóricos, os pixéis. Estes são também contados em unidades de pontos.
Porta
Canal de ligação através do qual os dados são transmitidos entre os dispositivos.
ppp
Pontos por polegada. Unidade de medida da resolução. Ver também Resolução.
Predefinição
Valor ou selecção que se concretiza quando o equipamento é ligado ou reinicializado.
RAM
(Random Access Memory). Parte da memória utilizada como memória local e para armazenamento de caracteres definidos pelo utilizador. Todos os dados armazenados na RAM são apagados quando desliga o produto.
Reinicialização
Permite repor as predefinições, desligando o produto e voltando a ligá-lo.
Resolução
Número de pontos por polegada utilizados para representar uma imagem.
RGB
Vermelho, verde e azul. Estas cores, produzidas por monitores com um tubo de raios catódicos, são utilizadas para projectar cores no ecrã.
ROM
(Read Only Memory). Parte da memória que só pode ser lida e não pode ser utilizada para armazenamento de dados. O conteúdo da ROM permanece inalterado quando desliga este produto.
Separação de cores
Processo que consiste em converter as cores de uma imagem num número limitado de cores primárias. As cores primárias aditivas (vermelho, verde e azul) são utilizadas pelo digitalizador e as cores primárias subtractivas (azul, magenta e amarelo) e o preto são utilizadas no processo de separação de cores para impressão em tipografia.
Sequência de página
Modo de digitalização de imagens a cores no qual a imagem é digitalizada uma vez para cada cor diferente.
sRGB
Espaço de cor padrão utilizado como espaço de cor predefinido para o sistema de gestão de cores para o Windows 98 (ICM 2.0).
Status Monitor
Programa que permite verificar o estado do produto.
Tinteiro
Contém a tinta utilizada para imprimir.
Trama
Método de reprodução de meios-tons, no qual os pontos ficam dispostos de forma ordenada. Este método é adequado para imprimir imagens de cores sólidas, como tabelas e gráficos.
WYSIWYG
(Aquilo que se vê é aquilo que se obtém). Expressão que significa que aquilo que é impresso é exactamente igual ao que é apresentado no ecrã.


[Superior]